sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Porto de Itapoá já pode operar à plena carga


No final da tarde de ontem, às 17h31min, foi energizada, por comando remoto acionado no Centro de Operação do Sistema da Celesc - COS, em Florianópolis, a linha de alta tensão que abastece a subestação do Porto de Itapoá, um dos investimentos mais promissores para o crescimento da economia catarinense.

O novo terminal portuário para carga/descarga de contêneires tem capacidade instalada inicial para movimentar cerca de 500 mil contêineres/ano, é considerado um dos mais modernos do País e gera 500 empregos diretos.

Atualmente tem demanda contratada de 2,5MW, mas pelas projeções pode chegar futuramente a 10 MW, o equivalente ao desempenho de municípios do porte de Araquari ou Garuva.

A energização da Linha, que passa a integrar o sistema de 138 mil Volts da Celesc, reuniu, no COS, o presidente Antonio Gavazzoni, o diretor de Distribuição, Cleverson Siewert, profissionais da área técnica da Empresa e da Agência Regional de Joinville.

Do outro lado, na subestação do Porto de Itapoá, também prestigiando o ato, o diretor Comercial do empreendimento, Antônio José de Mattos Patrício Júnior. Desde o final de 2010, o Porto já estava operando, mas não à plena carga, com uma ligação provisória em 13,8kV, solução encontrada pela Celesc até que fosse finalizado o processo de construção e instalação da nova Linha.

“Só temos a agredecer o carinho e o profissionalismo do pessoal da Celesc”, enalteceu Patrício. O presidente da Celesc, ao telefone com os diretores, também agradeceu a parceria da Empresa. Aos empregados presentes, voltou a falar da alegria de participar de mais uma realização da Celesc. “Momentos como esse são testemunho do profissionalismo e competência dos nossos empregados e das empresas parceiras em prol do desenvolvimento de Santa Catarina”, declarou com entusiasmo.

A Linha energizada em tensão de 138 mil Volts soma 12 km de extensão e interliga a subestação do Porto à SE Itapoá, também recém-finalizada pela Empresa, dentro do pacote de obras do Programa de Desenvolvimento da Distribuição 2011-2015 para a região Norte do Estado.

No dia 16 de março, a Celesc inaugura outras três novas obras na região: as subestações Garuva, Itapoá e Joinville Paranaguamirim, todas em tensão de 138 mil Volts, com investimentos de R$ 63,6 milhões.

"Fonte" Gazeta das Praias

Nenhum comentário:

Postar um comentário