quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Porto Itapoá começa a operar dois novos serviços em fevereiro

 Inicia no dia 14 de fevereiro o mais novo serviço de navegação com escala em Itapoá. O joint do Mediterrâneo (W-MED/MESA) operado em conjunto por alguns dos principais armadores do mundo (MSC, CMA-CGM, CSAV, ZIM, Hapag-Lloyd e Hamburg Süd) vai compor uma importante alternativa para importadores e exportadores da região.
Desde o início de suas operações, em junho de 2011, o Porto Itapoá operava as principais linhas da Aliança Navegação e Logística e da Hamburg Süd, e, em agosto, passou a operar com a Maersk Line. Hoje, o W-MED/MESA passa a ser o quarto serviço a escalar em Itapoá (ver quadro).
Também a partir de fevereiro o serviço do Norte da Europa (SAMBA), constituído pelos armadores Maersk Line, Safmarine, Cosco e Hanjin começará a utilizar o Porto Itapoá.Este serviço é o primeiro no Porto Itapoá sem a presença de seu acionista o Grupo Hamburg Süd (Aliança Navegação e Logística e Hamburg Süd).
Até junho, outros armadores devem escalar no Porto Itapoá, como uma nova linha para a Europa, além do serviço da Costa Leste da América do Norte. 
 Conclusão da rodovia de acesso foi fundamental
As negociações com os armadores estavam sendo desenvolvidas desde 2011, mas a definição final se deu após a inauguração oficial da SC-415, rodovia que liga o Porto Itapoá até a BR-101.
Para o superintendente do terminal, Patrício Junior “o empenho do Governo do Estado, do secretário de Infraestrutura e sua equipe, em fazer com que a conclusão da SC-415 fosse agilizada, foi um fator decisivo para finalizarmos com sucesso as negociações com esses grandes armadores. Esses novos serviços gerarão benefícios a todos os envolvidos com o negócio, armadores, terminal, retro-área, a própria cidade de Itapoá que entrará definitivamente no cenário internacional, mas principalmente a economia brasileira, que oferecerá a partir de agora uma infraestrutura de alto padrão tecnológico e de eficiência no competitivo cenário da economia mundial”.
Operando com grande parte dos armadores presentes no país e com todas as rotas marítimas de navios de contêineres, o Porto Itapoá busca se consolidar como uma importante alternativa para os diferentes setores da economia, seja para atender os diversos segmentos da indústria e também do setor alimentício (cargas frigorificadas) dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, bem como das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, principalmente para o Mercosul, Europa e Ásia. O terminal tem um total de 1.380 tomadas reefers, tecnologia que permite ao empreendimento atender uma grande demanda de cargas refrigeradas. Entre os clientes estão os grandes exportadores e importadores da região sul.
Após R$ 500 milhões em investimentos privados, o terminal já demonstra performance equiparada aos grandes portos brasileiros. Com uma localização privilegiada no litoral sul do Brasil e com calado natural de 16 metros, o Porto Itapoá é um dos poucos terminais preparados para receber navios Super-post Panamax com até 9.000 TEUs. “Mesmo com poucos meses de operação, o Porto Itapoá já estuda a viabilização de sua expansão”, conta o diretor superintendente. Com sua capacidade estimada para movimentar 500 mil TEUs por ano nesta primeira fase, o terminal já tem planejado outras ampliações visando chegar a aproximadamente 2 milhões de TEUs por ano.
Principais diferenciais
- Capacidade para navios Super-Post-Panamax
- Profundidade natural de 16 metros no cais
- 150 mil m² de pátio
- 12 milhões de m² de retroárea
- Condições naturais seguras para atracação e evolução dos navios
- Localização estratégica entre os maiores produtores do país
- 1380 tomadas reefers

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